top of page
Foto do escritorCláudia Rolim

06 de Janeiro - Dia de Reis - Lenda ou Não?

Reza a "lenda" que num país distante viviam três homens sábios que analisavam e estudavam as estrelas e o céu. Estes homens sábios chamavam-se Gaspar, Melchior e Baltazar.


Numa noite, ao analisarem o céu, viram uma nova estrela, muito mais brilhante que as restantes, que se movia pelo céu, e interpretaram-na como um aviso de que o filho de Deus nascera.


Resolveram, então, seguir a Estrela de Belém, que os levou até ao menino Jesus e ao saber que se tratava do nascimento de um rei, foram perguntar ao Rei Herodes sobre Ele.


O Rei Herodes, que de nada sabia, pediu aos Reis Magos que assim que O encontrassem, o informassem sobre o local do nascimento, de modo a poder também ele visitá-Lo.


No entanto, a intenção de Herodes era ver-se livre desse novo Rei, pois considerava-O uma ameaça. Os Magos, foram alertados em sonho que a intenção de Herodes era matar Jesus e não estiveram mais com Herodes.


Os três Reis Magos ao encontrarem o Menino Jesus, celebraram com alegria o Seu nascimento. Baltasar ofereceu Ouro, Belchior ofereceu Mirra e Gaspar ofereceu Incenso e O adoraram como o Rei dos Judeus.


Mas afinal, é uma lenda ou não?

Os Reis Magos são personagens da religião cristã que vieram ver Jesus após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho de Mateus onde se afirma que eles teriam vindo do Oriente para Jerusalém seguindo a estrela no céu.


Melchior, Baltasar e Gaspar são os nomes comumente dados a eles, e em hebreu esses nomes significam “rei da luz” (melichior), “o branco” (gathaspa) e “senhor dos tesouros” (bithisarea). Não existem relatos bíblicos sobre o nome dos magos, nem sobre eles serem reis, nem sobre serem três, porém, os nomes foram-lhes atribuído no século IX pelo historiador Agnello, em sua obra Pontificalis Ecclesiae Ravennatis”. Antes de os historiadores terem acesso a este texto não canónico, já um monge tinha descrito os três reis magos. São  Beda viveu nos mosteiros de São Pedro, em Monkwearmouth, no nordeste de Inglaterra. No século XIX, Beda foi proclamado Doutor da Igreja pelo papa Leão XIII. Graças às suas capacidades linguísticas, Beda teve acesso aos documentos guardados nas bibliotecas dos mosteiros onde vivia. Foi nessas leituras que Beda criou o perfil de três reis magos. Num dos textos, o monge escreveu o seguinte:


Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico na Arábia Feliz.


A Bíblia afirma claramente que os reis levaram ouro, incenso e mirra quando visitaram Jesus Cristo na manjedoura. O ouro é um elemento precioso e sempre o foi: ao oferecer ouro a Jesus, os três reis magos estavam a a sublinhar que o consideravam “rei dos judeus”. O incenso é, na verdade, a resina de uma árvore e simboliza a seiva da vida e os aromas com que os crentes costumavam orar. A mirra é uma erva amarga, produzida por uma árvore pequena do Norte de África. Antigamente, era muito usada para curar feridas no continente africano, mas depois passou a entrar também nas receitas de perfumes e em materiais de embalsamamento no Egito. Mais tarde, quando Jesus foi crucificado, a mirra terá sido usada para embalsamar o seu corpo, de acordo com o livro de João na Bíblia.


Gaspar, Baltazar e Melchior podiam não ser reis mas também não seriam magos, isto é, as suas capacidades nada teriam a ver com magia. O termo “mago” era usado para adjetivar os homens sábios e eruditos daquele tempo, principalmente aqueles que desenvolveram os conhecimentos sobre os corpos celestes.


O Dia de Reis é celebrado 12 dias depois do nascimento de Cristo porque foi quando os Reis Magos chegaram em Belém para presentear Jesus e é por isso que em alguns países, como a Espanha, os presentes só são dados no dia 06 de Janeiro.


Na maioria dos países, incluindo Brasil e Portugal, é no dia 6 de Janeiro, que as árvores de natal são desmontadas e acontecem as folias. Em 2017, as folias de Reis foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no Brasil.


Em Portugal, a "Folia de Reis" começa no dia 24 de Dezembro e acaba no dia 6 de janeiro. No começo da folia o estandarte de Natal é levantado e no fim, é abaixado.


Então, a tradição manda que no dia 06 de Janeiro, a família volte a se reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal, sendo costume comer nesta noite, o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei (bolo doce com frutas cristalizadas), o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal e as portas das casas são abertas para receber e ouvir os grupos a cantar “As Janeiras” que visitam as casas para compartilhar a alegria da temporada.  À eles são oferecidos doces, salgados, charcutarias e vinhos e também é no dia 6 de Janeiro que se desmonta a árvore e apagam as luzes de Natal.

 

Por fim, acredita-se que até o ano 474 os restos mortais dos Reis Magos estiveram sepultados em Constantinopla (atual Istambul), e então foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164, foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, num túmulo talhado a ouro e onde foi erguida a catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.

 

Comments


bottom of page