top of page
Foto do escritorCláudia Rolim

Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Adriana Calcanhoto atravessam o Oceano e desembarcam na Escritaria em Penafiel

Dedicado a celebrar a obra do músico e poeta brasileiro Arnaldo Antunes, a Escritaria 2024 vai contar com uma programação que espelha o caráter multidisciplinar do homenageado contando com variados espectáculos e momentos musicais.



Artistas brasileiros e portugueses marcam presença nessa Escritaria que promete ser mais do que especial ! Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Mia Couto, Martim Sousa Tavares, Luísa Sobral, Rui Reininho, Samuel Úria, Márcia e Adolfo Luxúria Canibal são alguns dos nomes que vão passar por Penafiel e pelo Ponto C entre 21 e 27 de outubro.

 

Marisa Monte participará no dia 24 de outubro pelas 22h, numa conversa-concerto moderada por Valter Hugo Mãe e Tito Couto. A autora de “Infinito particular” fará uma viagem pela relação artística e pessoal com o homenageado deste ano. Umas horas antes, pelas 18.30h Mia Couto apresentará o seu mais recente romance “A cegueira do rio”.

 

No dia seguinte, 25, será a vez de Adriana Calcanhotto subir ao palco para participar no concerto de Arnaldo Antunes, pelas 21.30h. No sábado, 26, pelas 16h, Adriana Calcanhotto regressa ao palco, ao lado de Jorge Reis-Sá, para apresentar o livro “Quase tudos” que reúne praticamente toda a obra poética do autor de “Agora aqui ninguém precisa de si”. 

 

A tarde de sábado prossegue com um debate com um caráter mais político, estabelecendo pontes entre o fim da ditadura brasileira e o boom do pop-rock no país da bossa nova, com a participação de Hérica Marmo e Ivan Lima Cavalcanti.

 

O dia só termina com um debate sobre a relação entre a música e a poesia, com a participação de Martim Sousa Tavares, Samuel Úria e Mafalda Veiga, pelas 18.30h, e às 21.30h uma entrevista de fundo a Arnaldo Antunes.

 

No último dia do Escritaria, 27 de outubro, será apresentada a performance “Pequeno abismo”, de Márcia Xavier, pelas 15h, a que se segue um debate sobre a capacidade de resistência da poesia com duas figuras icónicas da poesia na música pop-rock portuguesa, Adolfo Luxúria Canibal e Rui Reininho.

 

O encerramento fica por conta do espectáculo de Arnaldo Antunes e do pianista Victor Araújo intitulado “Lágrimas no mar”.

 

Mas o Escritaria começa bem mais cedo, no dia 21 de outubro com apresentação do catálogo dedicado à edição de 2023 que celebrou a obra de Miguel Esteves Cardoso.

 

No dia 22, pelas 15h, Luísa Sobral falará com os alunos do primeiro ciclo sobre o livro “O peso das palavras”, a que juntará algumas músicas do seu repertório. Às 21.30h será apresentado o documentário “Com a palavra” de Marcelo Machado, no Recreatório Paroquial. 

 

No dia seguinte será a vez do rapper Mundo Segundo falar com os alunos, desta feita do secundário, sobre o poder da escrita. Às 21.30h será a vez da cantautora Márcia conversar sobre a relação entre a sua música e a poesia.

 

Em permanência, o Escritaria contará com duas exposições “Pela janela do olhar”, colecção de retratos dos homenageados do Escritaria por Mafalda Rocha e “Se você não passa no morro, eu quase morro”, de José A. Nunes, bem como um workshop de linogravura dedicado ao público das escolas durante a semana e aberto ao público em geral na manhã do dia 26 de outubro.

 

Com excepção da apresentação do catálogo do Escritaria 2023 e a exibição do documentário “Com a palavra”, que terão lugar no Recreatório Paroquial, todas as actividades terão como casa o Ponto C e os bilhetes já estão disponíveis na bilheteira e nas plataformas digitais.

 

Comments


bottom of page