Teatro, contação de histórias, animação e música dão o tom do espetáculo infantil "Canções para afastar o medo - Cantos e acalantos latino-americanos", que segue em temporada gratuita no Rio até o próximo dia 30. Infância, povos indígenas e maternidade são os temas da peça que circula pelo Brasil desde 2022, convidando o público a embarcar numa viagem pela América Latina por meio das canções de ninar regionais. São essas músicas que ajudam as mães a acalmarem os seus filhos em momentos de medo e insegurança, muito comuns na infância e que são potencializados em um contexto de migração.

A viagem começa em uma vila chilena, na Terra do Fogo, onde uma criança com medo chora, porque raposas rondam a sua casa. O que pode fazer a mãe para acalmá-la? Seguindo as cordilheiras do Andes, rochas ecoam o canto de uma mãe para sua filha doente, numa cantiga que se repete durante toda a noite para evanescer a dor. Longe dali, um outro canto ressoa nas areias das Antilhas: um bebê só quer dormir quando a mãe voltar do trabalho. E, por fim, chega-se ao México, onde mãe e filha cantam para se reencontrarem.
Idealizada pela narradora e atriz peruana-brasileira Rosana Reátegui, com direção de movimento da atriz brasileira Marise Nogueira, a peça recebeu sete indicações no 7º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças 2022: melhor espetáculo, texto adaptado, cenário, figurino, formas animadas, atriz (para Rosana Reátegui) e música adaptada/trilha sonora (para Natalia Sarante) – tendo levado o troféu nas duas últimas categorias. No Festival de Teatro de Pindamonhangaba 46°FESTE recebeu o Prêmio Especial pela Pesquisa em Cultura Latina para Crianças.

Segundo Rosana, levar a peça "Canções para Afastar o Medo" para escolas públicas e territórios da periferia do Rio de Janeiro é de grande importância para a companhia, pois atende ao principal objetivo que é o de levar cantigas e histórias para espaços onde as crianças passam por dificuldades, fragilidades e riscos. "Na nossa caminhada artística constatamos que as cantigas são esperança cantada, são melodias maternas feitas de formas simples para proteger e acalentar. O medo vai embora, porque um canto de mãe é entoado para oferecer esperança", destaca a atriz.
Oficina presencial e interativa com a Qinti Companhia
No dia 27 de março, a partir das 13h, na Lona Cultural Hermeto Pascoal, a companhia oferecerá a oficina “Soy loca por tí, América”, uma aula – espetáculo para professores e público em geral interessado no repertório literário e musical de América Latina. Natalia Sarante e Rosana Reátegui, artistas pesquisadoras das expressões populares latinoamericanas oferecem um encontro em formato de aula - espetáculo para todas as idades.
Serão apresentadas histórias músicas, poesias e receitas de alguns dos países da América hispanofalante com dinâmicas lúdicas onde os participantes poderão conhecer e praticar os cantos, conhecer as poesias e histórias tradicionais dos povos que habitam o continente e experimentar algumas delícias de culinária típica.
Interessados devem acessar o instagram @qinticompanhia.
Ficha Técnica
Concepção e Dramaturgia: Rosana Reátegui
Direção: Rosana Reátegui
Direção de Movimento e Formas Animadas: Marise Nogueira
Produção: A4 Filmes
Artistas em cena: Rosana Reátegui e Natalia Sarante
Cantos e Arranjos Musicais: Natalia Sarante
Figurino: Francisco Leite
Costureira: Maria Brandão
Iluminação: Thiago Monte
Operação de luz e Montagem: Renato Marques
Cenário: Renato Marques e Rosana Reátegui
Bonecos de lã: Rosana Reátegui
Direção de Produção: Paty Lopes
Oficineira: Cris Muñoz
Arte, projeto de mídia, fotos e vídeos: Rodrigo Menezes
Tradutora de libras: Thamires Ferreira
Coordenação Pedagógica: Marcia Renault
Produtor Executivo: Cido Accioly
Assessoria de Imprensa: Alexandre Aquino e Cláudia Tisato
Serviço
“Canções para afastar o medo - Contos e Acalantos Latino-Americanos”
Duração: 50 min
Classificação: Livre (acima de 4 anos)
Entrada Gratuita
Datas, locais e horários:
27/3 - Arena Cultural Hermeto Pascoal
Apresentação e oficina às 9h e 13h
Praça Primeiro de Maio - Bangu
29/3 - Arena Cultural Dicró, às 10h
Parque Ari Barroso - Entrada pela R. Flora Lobo, s/n - Penha Circular
30/3 - Teatro Guignol do Méier, às 10h
Praça Jardim do Méier - Méier
Comments