Portugal vai marcar presença na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que se realiza de 09 a 13 de outubro, de forma diferenciadora e autêntica com o espaço Portugal: Livros e Sabores. Trata-se de um café literário que vai unir a riqueza literária à culinária deliciosa do país em uma experiência que promete mexer com todos os seus sentidos.
No coração de Paraty, Portugal: Livros e Sabores será o ponto de encontro para quem quer sentir o gostinho da cultura portuguesa. Com talks, workshops, show cookings e muita festa, vai rolar de tudo: bate-papos literários, chefs portugueses e brasileiros preparando pratos inspirados em livros e em receitas icônicas e, claro, aquela degustação de vinhos de várias regiões de Portugal.
Momentos com muita música, experiências inusitadas e contemporâneas, vão “mexer” com o público que vai estar na ancestral terra de Paraty cheia de seus encantos!
O escritor português, José Luís Peixoto e o brasileiro Rafael Gallo, são os anfitriões na área literária.
O chef português Carlos Afonso do famoso restaurante Oitto em Lisboa e assinando menus da TAP Air Portugal, se desloca ao Brasil para comandar a cozinha da casa e partilhar tachos e panelas com as chefs Gisela Schmidt, Yara Roberts, a líder indígena Neusa Guarani e a historiadora Ana Roldão, fazendo desta casa uma experiência muito além dos livros, mas uma viagem pelos sabores e cheiros de Portugal!
Assim, o escritor brasileiro Rafael Gallo apresenta a série de encontros "Escritas do Brasil, leituras de Portugal". Serão três sessões entre Gallo e outros autores brasileiros, também publicados em Portugal, onde serão discutidas as suas experiências literárias nos dois países, as suas trajetórias como escritores, bem como as suas leituras favoritas da literatura portuguesa.
Paralelamente, o escritor português promove o ciclo "O Portugal de José Luís Peixoto", em que, numa série de três conversas, será explorada a obra de um dos mais importantes autores contemporâneos portugueses, focando-se nos diversos ângulos através dos quais tem escrito sobre o passado e o presente de Portugal.
E como para nós em Portugal, a educação é um pilar fundamental para a liberdade individual e um gerador de grandes benefícios para as nossas crianças, não poderíamos esquecer dos “pequeninos” brasileiros. Convidamos as crianças, através de turmas de escolas locais e uma escola da Aldeia Indígena Rio Pequeno da etnia Guarani, que vão estar conosco para aprenderem um pouco da nossa gastronomia, da nossa história com receitas divertidas, humor e brincadeiras!
Portugal: Livros e Sabores é uma casa que reitera o espírito e a alma portuguesa do receber bem, uma iniciativa do Turismo de Portugal na FLIP 2024, que faz parte de um programa de ações para valorizar e promover o Turismo Literário, que já está colocando Portugal no mapa dos destinos literários.
A FLIP já é um dos maiores festivais literários do Brasil e da América do Sul, e este ano, vai ser ainda mais marcante com a presença de Portugal, promovendo o país como um destino cultural e literário imperdível.
Portugal: Livros e Sabores levará para FLIP 2024 uma experiência para ficar na memória, trazendo o melhor de Portugal para Paraty.
Por que tem de conhecer este espaço?
Café Literário: Saboreie Portugal com petiscos e doces típicos que vão te fazer viajar só pelo paladar! O exlibris da doçaria portuguesa, o pastel de nata, pasteis de bacalhau, fumegantes bacalhaus com natas e com broa e o icônico arroz de pato tão “falado” pelo nosso querido Eça de Queiroz! Entre, sente e saboreie a gastronomia de Portugal.
Conversas Inspiradoras: Quer falar de literatura com quem entende do assunto? Escritores renomados de Portugal e Brasil aguardam todos os visitantes para talks cheias de ideias e trocas.
Show cooking ao Vivo: Sabe aquelas receitas que você só vê em livros? Aqui, chefs portugueses e brasileiros trazem os pratos à vida, na sua frente! E as crianças, através de turmas escolares também vão estar conosco para aprenderem receitas divertidas com humor e história!
Vinhos & Literatura: Porque a vida fica ainda mais incrível quando combinamos boas histórias e vinhos deliciosos. Degustação, literatura e muito mais.
PROGRAMAÇÃO
09 DE OUTUBRO (QUARTA)
18h00– Open House Portugal – Evento para convidados e imprensa
10 DE OUTUBRO (QUINTA)
10h – Mesa: O interior mais íntimo de Portugal com os escritores José Luís Peixoto e Rodrigo Rosp. Ciclo: O Portugal de José Luís Peixoto.
11h30 –Atividades para crianças das escolas de Paraty – Show cooking infantil – Bolachões de Marear por Ana Roldão.
13h30 – Atividade escolar para crianças da Aldeia Rio Pequeno – Show cooking infantil – Bolachões de Marear por Ana Roldão.
15h00 – Rafael Gallo recebe os escritores Celso Costa e José Henrique Bortoluci –Ciclo: Escritas do Brasil, leituras de Portugal.
16h30 – Apresentação do projeto Sketch Tour Portugal Reload com Bernardo Cardoso e o escritor José Luís Peixoto.
17h15 – O mundo do chá em Portugal – Talk e degustação com Ana Maria Roldão e Bernardo Cardoso.
18h30 –Happy Hour - Noite do Porto Tônica.
19h –Festa Sabores e Literatura – Eça de Queiroz convida Machado de Assis, José Saramago convida Jorge Amado para uma Ciranda dos Sabores e Literatura, que combina literatura, gastronomia e música numa experiência interativa. Com Lisboa, Sintra, Rio de Janeiro e Salvador como inspiração, os chefs Carlos Afonso e Gisela Schmidt vão preparar pratos icônicos associados aos quatro escritores, enquanto músicos e escritores declamam trechos das suas obras. O público é convidado a participar na ciranda, enquanto degusta pratos típicos e bebidas que simbolizam Portugal e o Brasil.
11 DE OUTUBRO (SEXTA)
10h – Rafael Gallo recebe os escritores Andréa del Fuego e Julián Fuks. Ciclo: Escritas do Brasil, leituras de Portugal.
11h30 – Atividades para crianças das escolas de Paraty - Show Cooking infantil - Você já viu Baba de Camelo? por Ana Maria Roldão.
15h – Mesa: Abraço a Portugal com os escritores José Luís Peixoto e Rodrigo Lacerda –Ciclo: O Portugal de José Luís Peixoto.
16h – Saramago 100 – Projeto Viagem a Portugal Revisited, com os escritores Jose Luís Peixoto e Rafael Gallo: Moderação Turismo de Portugal.
17h15 – Lançamento do livro: Doces histórias portuguesas com pitadas de Eça - com Bernardo Cardoso e Ana Maria Roldão.
Lançamento do Livro “Chega de Brigas: Pequeno Manual Para Viver em Paz” Com Fabiana Guntovitch e a atriz Renata Brás.
18h30 – Happy hour – Noite da ginginha e outros licores portugueses.
19h – Festa: Vinhos e Poesia - Em uma mesa do bairro alto. Nesta noite pretende celebrar-se os vinhos de Portugal numa degustação acompanhada por petiscos do chef Carlos Afonso.O público será convidado a participar em conversas informais, associando vinhos a obras literárias e escritores.
12 DE OUTUBRO (SÁBADO)
10h - Turismo Literário em Portugal e no Brasil: Casas de Escritores, Rotas e Festivais Literários. Moderação: Fernando Mattar
Com Bernardo Cardoso (Turismo de Portugal), Representante Embratur e Alberto Roiphe (autor do livro Turismo Literário e professor UniRio)
11h30 – Mesa: Nos Caminhos de Antes e Agora com o escritor José Luís Peixoto e a editora Stéphanie Roque. Ciclo: O Portugal de José Luís Peixoto
15h –Rafael Gallo recebe os escritores Jeferson Tenório e Mar Becker. Ciclo: Escritas do Brasil, leituras de Portugal.
16h30–50 anos da Revolução dos Cravos – com a escritora Ana Margarida de Carvalho e o jornalista Fenando Mattar.
17h15– Livros e Vinhos: uma viagem a Portugal pelo olhar feminino com a atriz Bel Kutner, e a historiadora Ana Maria Roldão. Moderação: Telma Gonçalves (Turismo de Portugal).
18h30 –Happy hour – Noite da Amêndoa Amarga.
19h – Festa Histórias e Paladares- A historiadora portuguesa Ana Maria Roldão convida as Chefs Yara Roberts e a líder indígena Neusa Guarani para uma viagem pela culinária indígena dos povos originários, a culinária portuguesa de raiz e a culinária do Brasil de hoje. Palmitos, mandiocas e bacalhaus se encontram para um "bate papo" descontraído, cultural, afetivo, com muita música e humor!
13 DE OUTUBRO (DOMINGO)
11h30 – Roteiros Literários em Portugal com Bernardo Cardoso e os escritores José Luís Peixoto e Rafael Gallo.
Comments