A Segunda Edição do Prêmio Ubuntu de Cultura Negra será realizada nesta sexta-feira, 26 de Março de 2022, às 18h, no Museu do Amanhã. O evento, que tem como missão homenagear o Legado da Nossa Ancestralidade, Pilares da Arte Preta Brasileira e algumas vítimas do COVID 19 será um dos marcos da programação ANTIRRACISTA promovido pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Neguinho da Beija-Flor, Arlindo Cruz, Jonathan Azevedo, Hélio De La Pena, Babu Santana, Léa Garcia, Romeo Evaristo, Milton Cunha, Rodrigo França, Deo Garcez, Cridemar Aquino, Aline Borges, Carla Cristina Cardoso e Luana Xavier, são alguns nomes de convidados confirmados.
A palavra Ubuntu é de origem bantu e significa: humanidade.
Humanidade é o sentimento de benevolência, em relação aos semelhantes, e aos desfavorecidos. O Prêmio Ubuntu 2022, com o tema "Representatividade e Resistência", vem celebrar e enaltecer a cultura negra e ações que fortalecem a cultura afro-brasileira, principalmente as que se destacaram no enfrentamento das mazelas sociais potencializada pelo COVID 19.
No evento serão premiadas as seguintes categorias: Arte em Movimento, Intelectualidade Preta, Inspirações Pretas, Ritmo Popular, Produtor Cultural, Ações Literárias, Instituições em Destaque, Dança, Jornalismo e Culinária. Além disso, algumas personalidades receberão Medalha Honrosa por suas atividades de destaque social.
Primeira Edição do Prêmio Ubunto - Premiada Isabel Filardis (atriz) e Paula Tanga (organizadora e Presidente da Ong Afro Tribo)
Sobre PAULA TANGA
Paula Tanga é organizadora do evento Prêmio Ubunto e está há exatos 18 anos transformando a Cultura na forma mais efetiva de melhorar a qualidade de vida da população com menos ou nenhum acesso a cultura, em áreas periféricas da região metropolitana.
Acumulou conhecimentos, estabeleceu pontes e, hoje é a diretora do Polo Cultural AfroTribo em Venda da Cruz, São Gonçalo.
É também Coordenadora de Eventos do Teatro Municipal de São Gonçalo, Criadora do Prêmio Ubuntu de Cultura, Papo de Moda em sua 4° edição, Pec Cult, Semana África Brasil, Moção Honrosa Sankofa Prêmio de Responsabilidade Social, entre outras criações.
Trabalhou como Repórter e Colunista no Jornal Popular RJ e como Colunista no Jornal Gonçalense. Trabalhou nas Rádios Ritmix (Programa Tá Tocando, Tá bombando), Rádio 40° (Programa A Hora do Sucesso), Rádio Cultural (Programa Conexão Culturall).
Recentemente foi convidada para atuar no filme D.UBÁ com direção de JORGE COUTINHO e está escrevendo o livro Entre Mares que conta a história de Sereias Negras.
Instagram:@paulatanga_Afrotribo
SERVIÇO:
Prêmio Ubuntu de Cultura Negra MUSEU DO AMANHÃ
Morada: Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro, Brasil.
Data: 26 de Março de 2022
Hora: 18h
Informações: @premioubuntucultural ou (21) 96543-2169
Realização: Afrotribo (Paula Tanga) e Acesso Cultural (Alberto Rodrigues)
Apoio: Governo do Estado através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Assessoria de Imprensa – Gaia Assessoria de Comunicação
CREDENCIAMENTO para a Imprensa – No local, às 17h
O livro vendedor de sonhos é ótimo. Se a peça for fiel será ótimo assistir!
Ubuntu pra todos nós!