Vermelha é a cor da vitória do carnaval deste ano no Brasil. Ela está nas bandeiras da “Unidos do Viradouro”, grande campeã dos desfiles no Rio, e da “Mocidade Alegre”, que conquistou o bicampeonato em São Paulo.
Com o enredo "Arroboboi, Dangbé", a escola de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio, mostrou na Passarela do Samba a força da mulher negra, através do culto à cobra sagrada e à sabedoria africana. A agremiação liderou de ponta a ponta a apuração dos votos realizada nesta Quarta-Feira de Cinzas. Recebeu 270 pontos, com 100% de aproveitamento, sete décimos à frente da vice-campeã, a Imperatriz Leopoldinense.
Sob a regência do carnavalesco Tarcísio Zanon, a Viradouro foi a última a desfilar na madrugada de segunda para terça-feira. Um verdadeiro exército de mulheres negras, integrantes da escola, revelou durante a apresentação arrebatadora a batalha que transformou uma cobra em deusa na África. Em 2023, a agremiação ficou em segundo lugar. A vitória este ano foi o terceiro título da história da escola de Niterói, também vencedora em 1997 e 2020.
"Eu estou muito feliz. Eu preciso muito atribuir essa vitória a essa equipe, que foi incansável nesse trabalho. E ao meu pai, que sempre foi meu fã”, disse o carnavalesco.
A vermelha e branca de Niterói correspondeu às expectativas do público e encerrou o carnaval de maneira avassaladora, com um conjunto de fantasias e alegorias pensados para os novos efeitos de luz do sambódromo do Rio, que neste carnaval completou 40 anos.
À procura do espírito nacional durante o carnaval
Em São Paulo, a escola de samba do bairro do Limão, na Zona Norte da capital, comemorou o bicampeonato (também foi a campeã do ano passado) e o 12º título da sua história. Em segundo lugar, ficou a Dragões da Real com os mesmos 270 pontos da Mocidade Alegre, mas perdendo nos critérios de desempate. O resultado foi anunciado em apuração realizada na terça-feira de carnaval, no Sambódromo do Anhembi.
A agremiação apresentou o enredo "Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país", que explorou a viagem do escritor e intelectual paulista por diferentes regiões do Brasil, buscando entender o espírito nacional. A letra do samba mencionou a arte barroca, jangadeiros, batuques de carimbó, maracatu, frevo e outros elementos que representam a diversidade cultural brasileira.
O carnavalesco Jorge Silveira foi o responsável por desenvolver o enredo da Mocidade Alegre. Como de costume, a presidente da escola, Solange Cruz, acompanhou a apuração dos votos no Sambódromo do Anhembi com terços nas mãos e sob forte emoção.
"É uma emoção muito grande em um ano muito difícil e com um concurso muito acirrado, em que todas as escolas foram muito bem e a gente não sabia quem iria ganhar. A gente tem uma equipe fantástica", disse Solange à imprensa após a vitória.
Enredo sobre Portugal não conquistou os jurados
A Unidos da Tijuca, tradicional agremiação localizada na Zona Norte do Rio, levou para a avenida o enredo "Contos de Fado", uma homenagem a Portugal. No desfile, a escola do Morro do Borel apresentou o misticismo e as lendas que cercam a história portuguesa, além de mostrar a influência cultural sobre o Brasil.
Por meio de alegorias e adereços, também foi lembrado o medo que se tinha do mar, quando se acreditava em monstros marinhos naquele que ainda era um grande desconhecido. Cercada de magia, a apresentação mexeu com os sentidos do público, com cheiros de alecrim e cravos ao longo do desfile. Mas não conseguiu conquistar os jurdos, ficando em décimo primeiro lugar.
Confira a classificação das escolas de samba em 2024:
Rio de Janeiro
1º Viradouro: 270,0
2º Imperatriz: 269,3
3º Grande Rio: 269,2
4º Salgueiro: 269,0
5º Portela: 268,9
6º Vila Isabel: 268,8
7º Mangueira: 268,8
8º Beija-Flor: 268,5
9º Tuiuti: 268,3
10º Mocidade Independente de Padre Miguel: 267,2
11º Unidos da Tijuca: 265,7
12º Porto da Pedra: 264,9
São Paulo
1º Mocidade Alegre: 270,0
2º Dragões da Real: 270,0
3º Acadêmicos do Tatuapé: 269,8
4º Gaviões da Fiel: 269,6
5º Mancha Verde: 269,6
6º Império de Casa Verde: 269,6
7º Acadêmicos do Tucuruvi: 269,4
8º Vai-Vai: 269,4
9º Barroca Zona Sul: 269,3
10º Águia de Ouro: 269,1
11º Rosas de Ouro: 269,1
12º Camisa Verde e Branco: 269,0
13º Tom Maior: 268,7
14º Independente Tricolor: 268,7
Comments